Exoneração de Danilo Cabral da Sudene é confirmada por Lula após pressão política
![]() |
Foto: Divulgação |
Foi oficializada nesta terça-feira (5) a exoneração de Danilo Cabral do cargo de superintendente da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste). A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vinha sendo articulada há mais de 15 dias, impulsionada pela solicitação do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e do seu grupo político. A troca no comando da autarquia também teve o aval do ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Mesmo diante da mobilização de setores políticos, empresariais e sociais de Pernambuco em defesa da permanência de Cabral, não foi possível mantê-lo no cargo.
Danilo, que ocupava o posto desde 2023 por indicação do senador Humberto Costa (PT), divulgou uma nota oficial anunciando sua saída e agradecendo a confiança do governo federal. Ele destacou os avanços realizados durante sua gestão, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento da região.
“Fui comunicado de meu desligamento da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), após dois anos e dois meses de intensa dedicação. Foi uma honra servir ao Brasil, em especial ao povo nordestino, nesse período desafiador e transformador", afirmou.
Na mensagem, Danilo também agradeceu ao presidente Lula e ao ministro Waldez Góes pela oportunidade, além de exaltar a equipe da Sudene pelo trabalho conjunto. “Deixo o cargo com a convicção do dever cumprido. A SUDENE VOLTOU”, declarou.
O ex-superintendente também reforçou sua disposição de seguir atuando em defesa do Nordeste e, em especial, de Pernambuco: “A luta por Pernambuco é minha missão de vida. Seguiremos juntos”.